Bike Anjo testa novo paraciclo Zona Verde em Florianópolis

Categories: Notícias

Digital imageCom este modelo muito bem instalado no final do recuo de estacionamento da Rua Arcipestre Paiva em frente à Catedral Metropolitana de Florianópolis, podemos pensar que nem tudo está perdido.

Pois nele, o uso pelos ciclistas ficou mais eficiente: além ter a capacidade de amarrar no seu interior dez bicicletas, ainda pode se amarrar mais duas do lado de fora, num total de doze bicicletas, serve também como barra de apoio enquanto o semáforo está fechado (porquê bons ciclistas respeitam o sinal fechado…) sem precisar desmontar e/ou soltar os clipes dos pedais, ficando o ciclista numa posição mais confortável até que o sinal abra para a passagem de todos.

Aí veio a sugestão: poderíamos alertar o gabinete do vereador Edmilson Pereira, idealizador do projeto, para que se todos os próximos paraciclos do projeto Zona Verde fossem instalados desta forma, próximos à semáforos e com visão adequada, eles terão não só o uso de estacionar as bicicletas com segurança, mas também de auxiliar o ciclista no seu deslocamento diário pela cidade. Lembrando que já na instalação do primeiro paraciclo do projeto Zona Verde, o mesmo gabinete acatou a sugestão dos voluntários do Bike Anjo, substituindo o suporte de atracagem das bicicletas de um modelo “entorta aro”, que somente permitia a ancoragem de uma das rodas da bicicleta, desde que não tivesse freio à disco, para barras em “n”, muito mais eficientes e confortáveis, pois permitem a ancoragem em diversos pontos como no quadro e nas duas rodas simultaneamente, sem ser necessário se agachar até o solo para instalar ou retirar o cadeado.

Nota: estes suportes de apoio para ciclistas próximos aos semáforos são comuns em cidades de quase toda a Europa, muito comuns em países como a Alemanha, a Dinamarca, a Holanda e a Inglaterra, mas aqui tivemos a vantagem de ser o primeiro também um paraciclo, mesmo que acidentalmente. São ações assim que melhoram a convivência e o bem estar de todos na cidade.

Os ciclistas da foto são voluntários do coletivo Bike Anjo Floripa, que avaliaram o suporte neste sábado à tarde, durante a Maratona Cultural em homenagem ao aniversário de 288 anos de Florianópolis.

Author: bikeanjofloripa

One Response to "Bike Anjo testa novo paraciclo Zona Verde em Florianópolis"

  1. Sergio Fregolão Posted on 8 de abril de 2014 at 20:19

    Veja a belíssima matéria publicada no Vai de Bike pelo grande amigo Enzo Bertolini:

    http://vadebike.org/2014/03/bicicletario-forma-de-carro-florianopolis-zona-verde/

Deixe uma resposta